quarta-feira, outubro 21, 2020

O Abstrato e o Figurativo

Abstrato e o Figurativo

A cor o abstrato e o figurativo

Observe a The Stigmatization of St. Francis de Domenico Veneziano cerca 1445 hoje na National Gallery Washington DC Estados Unidos - A Estigmatização de São Francisco de Assis feito com têmpera sobre madeira.


Veja essa outra imagem chamada de Amarelo-Vermelho-Azul  de Wassily Kandinsky feito em 1925 hoje no Museu Nacional de Arte Moderna do Centro Georges Pompidou em Paris França.

Os limites entre o abstracionismo e o figurativismo, expressão.


Agora faça uma análise dessas duas imagens, uma é bem abstrata e a outra nem tanto, bem figurativa, ela é o Menino Sentado de Cândido Portinari feita em 1945 em óleo sobre tela para o Sr. José Leite, e hoje está em uma coleção particular. Veja as características do Expressionismo na pintura de Portinari, que por um período foi influenciado por Pablo Picasso na sua fase Cubista, mas nunca se distanciou de seu viés figurativista
Nos dois, as cores em harmonia análoga, procuram dar caracteristicas psicológicas às pinturas, na da esquerda a total abstração vai ao encontro do movimento de vanguardismo negativo que prega a separação entre a arte e a sociedade,  e o da direita o movimento vanguardista positivo que busca adequar a arte à nova sociedade do séc. XX, extinguindo o pensamento romântico e idealizador do séc. XIX, exibindo um pensamento moderno dessa nova realidade social.

Johann Wolfgang von Goethe,  pesquisador de ciências  
naturais, estadista e escritor alemão, escreveu o poema épico Fausto.

Teoria das Cores ( Zur Farbenlehre) é um livro do alemão Johann Wolfgang von Goethe publicado 1810. Contém uma descrição do fenômeno das cores.  O pintor inglês Joseph  Mallord William Turnerum dos precursores do impressionismo, o estudou profundamente. Wassily  Kandinsky, russo considerava um dos mais importantes trabalhos sobre as cores.

Harmonias das cores


O círculo cromático é um esquema formado por 3 cores que estão equidistantes no círculo, elas estão agrupandas numa sequência de frequências espectrais, na decomposição da cor luz as cores primárias, amarelo, vermelho e azul são as cores com maior frequência.
Seguida pelas cores secundárias, que são as misturas das cores primárias, violeta, verde e laranja.
E por fim as cores terceárias que são obtidas pela mistura  das cores primárias com as cores secundárias, carmim, vermelhão, verde-primavera, amarelo-chromo, azul-violáceo e verde-azulado.

Uma tríades de cor que são formadas por 3 cores que estão equidistantes no círculo cromático.

As cores que aparecem lado a lado no círculo cromático.


Cores complementares são aquelas que se localizam diametralmente opostas no círculo cromático.

Menos vibrante do que as outras combinações de cores anteriores, a combinação de cor complementar dividida é simples e eficiente,  primeiro decida-se por um tom e ai se observa a cor complementar direta dela, são escolhidas as duas cores adjacentes.


Aqui um jogo de esquemas para você não se perder, apesar que no celular existem vários aplicativos que mostram essas harmonias para você. GooglePlayStore e AppStore.

Abstração

O Abstracionismo foi um movimento das artes plásticas que surgiu no início do século XX, no nordeste da Europa, em especial na Alemanha, rompendo com a tradição da escola renascentistas e abandonando a representação da realidade, não se importavam com figuras ou temas, mas exaltavam as cores e as formas. O Abstracionismo identifica-se com duas linhas de criação a da abstração informal e a da abstração geométrica.

A Janela Simultânea da Cidade de 1912) Robert Delaunay

A abstração informal segue a criação de formas mais livres e expressa sentimentos, emoções. 
O artista cria as formas no momento de pintar, livremente, e as linhas e cores expressam suas emoções. Daí se vê manchas e grafismos nestas obras de arte. O pioneiro nesta expressão artística foi o russo Vassili Kandínski. Houve outras tendências do expressionismo abstrato nos EUA e a abstração gestual na Europa e América Latina.

A Árvore Vermelha de Piet Mondrian 1908-1910 Óleo sobre tela

A abstração geométrica é uma técnica mais dura, sem expressão de sentimentos ou ideias. O artista simplesmente explora as formas geométricas, abandonando a transmissão de pensamentos e sentimentos. Já na abstração geométrica, os méritos do pioneirismo devem ser divididos entre o russo Kazimir Malevitch e o holandês Piet Mondrian, o trabalho do russo Kazimir Malevitch gerou um movimento derivado da abstração, chamado de suprematismo o da autonomia da forma. O destaque fica para a tela Quadrado Negro sobre Fundo Branco.

Arco-íris de Paul Klee de 1917 guache sobre papel

Natureza morta com bananas de Policarpo Ribeiro em 2019

Hiper-realismo

O hiper-realismo é um gênero de pintura e escultura que tem um efeito semelhante ao da fotografia de alta resolução. O hiper-realismo é uma evolução do fotorrealismo, e o termo foi usado para designar um movimento artístico que nasceu nos Estados Unidos e na Europa no final dos anos 60.

Hiper Realismo de Mike Dargas


nº5 de Mark Rothko em1950

O realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em reação ao romantismo. 

 Here and Now Peter Halley de 2018 Cortesia do artista e da Greene Naftali NY

Entre 1850 e 1900 o movimento cultural, chamado realismo, predominou na França e se estendeu pela Europa e outros continentes.

As Respigadoras de Jean-François Millet 1857

O Realismo começou a aparecer principalmente na representação de paisagens, reproduções desapaixonadas e neutras com temas do quotidiano, que tratou de forma simples e crua, sem nada acrescentar ou retirar à realidade.

Violeiro de Almeida Júnior 1899

Gustav Colbet Désespéré Autoretrato1843

Apesar de tudo, o realismo manteve-se nos seus preceitos acadêmicos, como a exatidão do desenho e perfeito acabamento da pintura.

A mãe do guerrilheiro de Sergei Gerasimov 1943 óleo sobre tela hoje na Galeria Estatal Tretyakov Moscou

 
 Paspatur exerce um papel muito grande importante na montagem dos quadros. Ele tem a função técnica de não permitir o contato físico do vidro com a imagem impressa, e emoldurar o trabalho.


 Oxygen Maskli Songsong 2018

Pablo Picasso colagens cubistas cerca de 1913



Ivan Serpa Circulos no Espaço 1972

Impressão ao nascer do sol de Claude Monet de 1872

Piet Mondrian Composição nº 2 de 1912

Lucian Freud Reflection Self-portrait de 1985
 
Alfredo Volpi Mastros e bandeiras e sem título

Romero brito Gato

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