ETEC GUARACY SILVEIRA


Design de móveis

O termo design de mobiliário é uma vertente do design de produto que lida com a concepção de móveis. Design de mobiliário inclui vários tipos de objetos mobiliários e de Decoração de Interiores. A intenção de um designer de móveis está na concepção e realização do mobiliário de acordo com aspectos funcionais, estéticos e compatíveis com o usuário. Situado em um contexto artístico, essa disciplina depende de tendências gerais e modismos, e procura fornecer diretrizes para novas tendências ou mudança de estilo. O design de móveis é um processo dinâmico que envolve a investigação e desenvolvimento, bem como o desenvolvimento do protótipo à peça final do produto.




Design de interiores

O design de interiores é uma técnica cenográfica e visual para a composição e decoração de 
ambientes internos. Consiste na arte de planejar e organizar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir. O profissional harmoniza, em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira, do cliente. Administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas. Pode projetar salas comerciais, residências ou espaços em locais públicos. Esse profissional costuma trabalhar como autônomo, mas pode atuar também como funcionário de empresas especializadas em decoração e design de interiores ou, ainda, como consultor em lojas de móveis.

A cor
Cores primárias = azul, vermelho, amarelo.
Cores secundárias = laranja, violeta, verde.
Cores terciárias = verde primavera, verde-azulado, azul-violáceo, carmim, vermelhão, amarelo-cromo.
Cores na acepção cromática pigmentária:
Matiz é a cor pura o nome da cor
Valor é o nome dado ao grau de claridade ou obscuridade numa tonalidade cromática ou acromática.
Cromático é a presença de cor - colorido
Acromático é a ausência de cor – branco preto e cinza
Harmonia monocromática – 1 cor - +escuro=chave baixa cor pura +claro=chave alta
Harmonias cromáticas:
a. Tríade equidistante - possuem relação entre si – cores primárias secundárias terciárias
b. Complementares adjacentes (vizinhas) – tríade cromática. Escolhe-se uma cor no círculo cromático e as duas adjacentes de sua complementar direta.
c. Contraste – cores complementares são as cores diametralmente opostas ao círculo cromático. Conseguindo-se contraste variedade e animação, usar representação de perspectiva isométrica para esse desenho.                   
d. Análogas – escolhe-se as cores vizinhas no círculo cromático tendo como base sempre uma cor primária que faz o papel de predominante. A percepção desse cubo visto com perspectiva cônica frontal com a base inferior coincidente com a linha do horizonte, é reversível. O quadrado do último plano pode reverter-se para o primeiro plano.
e. Cores quentes - leveza, calor alegria, luz, movimento, trabalho e ação.
f. Cores frias - peso, frio, descanso, tranquilidade e paz.


Equilíbrio

É a conjugação de forças opostas e dividimos em axial que é a linha que divide as partes, radial que é em torno de um ponto prescrevendo um arco e oculto quando não é explícito.   
a. Equilíbrio axial: simetria rigorosa forma e na cor.
b. Equilíbrio axial: simetria na forma e assimetria na cor.
c. Equilíbrio assimétrico: assimetria na cor e na forma.
d. Equilíbrio axial: simetria na forma e na cor em ambos os eixos, vertical e horizontal.
e. Equilíbrio radial: controle de forças opostas pela rotação ao redor de um ponto central.
f. Equilíbrio oculto: as formas são controladas por meio da igualdade sentida entre as partes do espaço de desenho, não havendo eixos explícitos e nem pontos centrais.
  
Equilíbrio oculto
Exercícios de composição:
·        Todas as formas devem se tocar.
·        Vértice com vértice ou vértice com aresta.
·        As massas das áreas do fundo devem ser visualmente iguais as massas das áreas recortadas. +/-
·        Criar um quadrado virtual de 15cm x 15cm e não deixar nenhum vértice isolado.
ü Dois pontos geram uma reta
ü Vértice é o ponto comum entre os lados de uma figura geométrica o encontro de duas semi-retas dos dois lados de um polígono.
ü Aresta é o segmento de linha que se encontra com dois vértices em um polígono, uma aresta é um segmento de intersecção entre duas faces. Esse segmento comum é o canto, ou quina da figura geométrica.
ü Polígono é uma figura fechada com lados.
Escolha e recorte detalhes de 10cm x 10cm da imagem de revistas. Faça cortes e montagens: elabore estudos de cortes ortogonais, linhas perpendiculares entre si, escolha um dos esquemas a seguir
1.Três linhas retas duas verticais e uma horizontal nesse esquema priorize as medidas pares
2.Duas horizontais e uma vertical nesse esquema priorize as medidas ímpares.
Faça o corte no quadrado de 10cm x 10cm com as seis peças resultantes, articule-as num espaço 15cm x 15cm levando em conta
a. Contato vértice com vértice
b. Equivalências entre o fundo e a frente
c. Definir virtualmente o quadrado 15cm x 15cm
d. Todas as formas devem se tocar
Usar recortes de revistas distintos para o fundo e para a frente. Ao usar os esquemas de corte procure definir um movimento do percurso dos olhos na composição, o movimento visual das imagens da revista abstraídas após a secção, como no movimento Barroco utilize as linhas de contorno, contrastes de claro e escuro e de direções gerando uma unidade na superfície um caminho para o espectador finalmente para colorir usar uma das harmonias cromáticas da sua escolha, utilize papel translúcido para copiar as imagens.



Ritmo

1. Movimentos lineares retos de direções distintas produzem uma conformação reto-angular
2. Perpendiculares e diagonais sobre eixos duma circunferência estruturam conformações reto-curvas
3. Dois arcos com direções distintas estruturam conformações curvas contínuas ou curvas divergentes
Colagem dinâmica com uma imagem de revista que vai ser quadriculada, recortada e rotacionada no próprio espaço, sem tirar do lugar, com papel transparente copie e transpasse as linhas que convir para um campo, use cores em harmonias para colorir. Usar um recorte 20cm x 20cm duma imagem homogênea nas linhas e nas formas usar quadrados de 4cm x 4cm – criar 4 composições
1. a imagem da revista que vai ser destruída,
2. os quadrados rotacionados 4x4cm
3. só o desenho linear
4. o desenho linear com áreas P/B
5. o desenho linear com áreas colorido em harmonias
6. criar uma brochura
Analisar as seguintes aspectos:
a. Análise da diversidade de massas positivas
b. Análise da diversidade de massas negativas
c. Análise da diversidade de linhas
d. Análise da diversidade massas cromáticas
e. Análise rítmica da composição 

Figura humana

Cortar o molde em papel mais pesado para ser fácil de usar – de frontal e perfil usar escala de 1m80. Utilizar como apoio á movimento futurista Italiano e ao abstracionismo concreto e suas vertentes no Brasil e depois nos EUA. Artistas modernos que usam cores e formas para criarem elementos abstratos

Nenhum comentário: