Design de móveis
O termo design de mobiliário é uma vertente do design de produto que lida com a concepção de móveis. Design de mobiliário inclui vários tipos de objetos mobiliários e de Decoração de Interiores. A intenção de um designer de móveis está na concepção e realização do mobiliário de acordo com aspectos funcionais, estéticos e compatíveis com o usuário. Situado em um contexto artístico, essa disciplina depende de tendências gerais e modismos, e procura fornecer diretrizes para novas tendências ou mudança de estilo. O design de móveis é um processo dinâmico que envolve a investigação e desenvolvimento, bem como o desenvolvimento do protótipo à peça final do produto.
Design de interiores
O design de interiores é uma técnica cenográfica e visual para a composição e decoração de
ambientes internos. Consiste na arte de planejar e organizar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir. O profissional harmoniza, em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira, do cliente. Administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas. Pode projetar salas comerciais, residências ou espaços em locais públicos. Esse profissional costuma trabalhar como autônomo, mas pode atuar também como funcionário de empresas especializadas em decoração e design de interiores ou, ainda, como consultor em lojas de móveis.
A
cor
Cores primárias = azul,
vermelho, amarelo.
Cores secundárias =
laranja, violeta, verde.
Cores terciárias = verde
primavera, verde-azulado, azul-violáceo, carmim, vermelhão, amarelo-cromo.
Cores na acepção
cromática pigmentária:
Matiz é a cor pura o
nome da cor
Valor é o nome dado ao
grau de claridade ou obscuridade numa tonalidade cromática ou acromática.
Cromático é a presença
de cor - colorido
Acromático é a ausência
de cor – branco preto e cinza
Harmonia monocromática –
1 cor - +escuro=chave baixa cor pura +claro=chave alta
Harmonias cromáticas:
a. Tríade
equidistante - possuem relação entre si – cores primárias secundárias
terciárias
b. Complementares
adjacentes (vizinhas) – tríade cromática. Escolhe-se uma cor no círculo
cromático e as duas adjacentes de sua complementar direta.
c. Contraste
– cores complementares são as cores diametralmente opostas ao círculo
cromático. Conseguindo-se contraste variedade e animação, usar representação de
perspectiva isométrica para esse desenho.
d. Análogas
– escolhe-se as cores vizinhas no círculo cromático tendo como base sempre uma
cor primária que faz o papel de predominante. A percepção desse cubo visto com
perspectiva cônica frontal com a base inferior coincidente com a linha do
horizonte, é reversível. O quadrado do último plano pode reverter-se para o
primeiro plano.
e. Cores
quentes - leveza, calor alegria, luz, movimento, trabalho e ação.
f. Cores
frias - peso, frio, descanso, tranquilidade e paz.
Equilíbrio
É a conjugação de forças
opostas e dividimos em axial que é a linha que divide as partes, radial que é
em torno de um ponto prescrevendo um arco e oculto quando não é explícito.
a. Equilíbrio
axial: simetria rigorosa forma e na cor.
b. Equilíbrio
axial: simetria na forma e assimetria na cor.
c. Equilíbrio
assimétrico: assimetria na cor e na forma.
d. Equilíbrio
axial: simetria na forma e na cor em ambos os eixos, vertical e horizontal.
e. Equilíbrio
radial: controle de forças opostas pela rotação ao redor de um ponto central.
f. Equilíbrio
oculto: as formas são controladas por meio da igualdade sentida entre as partes
do espaço de desenho, não havendo eixos explícitos e nem pontos centrais.
Equilíbrio oculto
Exercícios de
composição:
·
Todas as formas devem se tocar.
·
Vértice com vértice ou vértice com
aresta.
·
As massas das áreas do fundo devem ser
visualmente iguais as massas das áreas recortadas. +/-
·
Criar um quadrado virtual de 15cm x 15cm
e não deixar nenhum vértice isolado.
1 Dois
pontos geram uma reta
2 Vértice
é o ponto comum entre os lados de uma figura geométrica o encontro de duas
semi-retas dos dois lados de um polígono.
3 Aresta
é o segmento de linha que se encontra com dois vértices em um polígono, uma
aresta é um segmento de intersecção entre duas faces. Esse segmento comum é o
canto, ou quina da figura geométrica.
4 Polígono
é uma figura fechada com lados.
Escolha e recorte
detalhes de 10cm x 10cm da imagem de revistas. Faça
cortes e montagens: elabore estudos de cortes ortogonais, linhas
perpendiculares entre si, escolha um dos esquemas a seguir
1.Três
linhas retas duas verticais e uma horizontal nesse esquema priorize as medidas
pares
2.Duas
horizontais e uma vertical nesse esquema priorize as medidas ímpares.
Faça o corte no quadrado
de 10cm x 10cm com as seis peças resultantes, articule-as num espaço 15cm x
15cm levando em conta
a. Contato
vértice com vértice
b. Equivalências
entre o fundo e a frente
c. Definir
virtualmente o quadrado 15cm x 15cm
d. Todas
as formas devem se tocar
Usar recortes de
revistas distintos para o fundo e para a frente. Ao usar os esquemas de corte
procure definir um movimento do percurso dos olhos na composição, o movimento
visual das imagens da revista abstraídas após a secção, como no movimento
Barroco utilize as linhas de contorno, contrastes de claro e escuro e de
direções gerando uma unidade na superfície um caminho para o espectador
finalmente para colorir usar uma das harmonias cromáticas da sua escolha,
utilize papel translúcido para copiar as imagens.
Ritmo
1. Movimentos
lineares retos de direções distintas produzem uma conformação reto-angular
2. Perpendiculares
e diagonais sobre eixos duma circunferência estruturam conformações reto-curvas
3. Dois
arcos com direções distintas estruturam conformações curvas contínuas ou curvas
divergentes
Colagem dinâmica com uma
imagem de revista que vai ser quadriculada, recortada e rotacionada no próprio
espaço, sem tirar do lugar, com papel transparente copie e transpasse as linhas
que convir para um campo, use cores em harmonias para colorir. Usar um recorte
20cm x 20cm duma imagem homogênea nas linhas e nas formas usar quadrados de 4cm
x 4cm – criar 4 composições
1. a
imagem da revista que vai ser destruída,
2. os
quadrados rotacionados 4x4cm
3. só
o desenho linear
4. o
desenho linear com áreas P/B
5. o
desenho linear com áreas colorido em harmonias
6. criar
uma brochura
Analisar as seguintes
aspectos:
a. Análise
da diversidade de massas positivas
b. Análise
da diversidade de massas negativas
c. Análise
da diversidade de linhas
d. Análise
da diversidade massas cromáticas
e. Análise
rítmica da composição
Figura humana
Cortar o molde em papel
mais pesado para ser fácil de usar – de frontal e perfil usar escala de 1m80. Utilizar
como apoio á movimento futurista Italiano e ao abstracionismo concreto e suas
vertentes no Brasil e depois nos EUA. Artistas modernos que usam cores e formas
para criarem elementos abstratos:
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