Temos cones sensíveis aos vermelhos e laranjas, aos verdes e amarelos e aos azuis e violetas.
O centro do olho é rico em células em forma de cones, o resto em forma de bastões, dois tipos de células fotossensíveis.
Os
bastões são especializados na luz da noite e à meia luz e os cones são
adaptados para captar a luz do dia.
Os
sistemas de cores que existem são na verdade tentativas de organizar
informações sobre nossa percepção cromática.
Composição nº 66 de hoje - Eduardo Ramos - 2019/20 |
Podemos classificar os sistemas em Síntese Aditiva, onde a cor é percebida diretamente a partir da fonte luminosa, a cor da luz ou de Síntese Subtrativa nos quais a cor é percebida a partir do reflexo da luz sobre uma superfície a cor dos pigmentos.
|
Os principais pesquisadores sempre foram influenciado por aspectos psicológicos e culturais das cores.
Aristóteles - A teoria mais antiga que se tem notícia é de Aristóteles ele concluiu que as cores eram uma propriedade dos objetos. E disse que as cores eram em número de seis, o vermelho, o verde, azul, amarelo, preto e branco.
As
palavras, cromático que significa a presença de cor e acromático se refere à ausência
de cor do espectro, o branco, todos os cinzas e o preto.
O
círculo cromático representa as cores do espectro, organizadas para a Síntese Subtrativa
aquelas das cores dos pigmentos.
Todas
cores do círculo cromático são denominadas matizes isso significa que são cores
puras, sem adição de branco ou preto.
Círculo Cromático |
As
cores primárias são as cores básicas do círculo cromático, elas são as geradoras
de todas cores, amarelo, azul e vermelho.
As
cores secundárias são obtidas através da mistura de cores primárias duas a duas,
laranja, violeta e verde.
amarelo + azul = verde
azul + vermelho = violeta
amarelo + vermelho = laranja
As cores terceárias são obtidas através da mistura de uma cor primária e uma secundária.
amarelo + verde = verde primavera
verde + azul = verde azulado
azul + violeta = azul violáceo
vermelho + violeta = carmim
vermelho + laranja = vermelhão
amarelo + laranja = amarelo cromo
O valor é a quantidade de claridade ou obscuridade numa tonalidade, tanto num sistema cromático quanto no acromático.
Harmonia monocromática são vários valores de um mesmo matiz
Harmonia monocromática são vários valores de um mesmo matiz |
A faixa intermediária dessa escala corresponde à Chave Média composta por valores médios de luzes médias.
Harmonia por Tríade Equidistante
Nesta harmonia são empregadas três cores que tenham uma mesma relação entre si no círculo de cores proposto.
Harmonia por Tríade Equidistante |
São cores que estão situadas equidistantes uma das outras no círculo cromático e se usa um triangulo equilátero para escolher as combinações de cor.
Harmonia por Complementares Adjacentes
Nesta harmonia são empregadas uma tríade de cores. Escolhe-se uma cor no círculo cromático e as duas adjacentes de sua complementar direta.
Harmonia por Complementares Adjacentes |
Harmonia por Analogia
É uma combinação que se utiliza de cores vizinhas ao círculo cromático tendo como base uma cor primária.
Harmonia por Contraste
Nesta harmonia são utilizados várias cores complementares para conseguir contraste, variedade e animação à sua composição.
Harmonia por Contraste |
Cores Quentes
São
cores que geram sensações leves, alegres, sugerem calor, luminosidade, trabalho
e ação.
Cores Quentes |
Cores Frias
Cores
pesadas e que sugerem frio, descanso, tranquilidade, paz, equilíbrio e monotonia.
Cores Frias |
Cores Neutras
Os neutros são o branco, o
preto, e todas tonalidades de cinzas, mas também podem ser todos os tons das
outras cores afetadas pelo
cinza, chamam-se cores neutralizadas, como são em especial os beges e os marrons.
Cores Neutras |
Nenhum comentário:
Postar um comentário