sábado, setembro 12, 2020

Minúsculo Guia das Harmonias da Cor


Guia das Harmonias da Cor

Notas de Real meados em setembro de 2020 +
    Nosso olho é composto por células especializadas em captar imagens e levá-las ao cérebro.

    Temos cones sensíveis aos vermelhos e laranjas, aos verdes e amarelos e aos azuis e violetas.

    O centro do olho é rico em células em forma de cones, o resto em forma de bastões, dois tipos de células fotossensíveis.


Os bastões são especializados na luz da noite e à meia luz e os cones são adaptados para captar a luz do dia.

Os sistemas de cores que existem são na verdade tentativas de organizar informações sobre nossa percepção cromática.

Composição nº 66 de hoje - Eduardo Ramos - 2019/20

Podemos classificar os sistemas em Síntese Aditiva, onde a cor é percebida diretamente a partir da fonte luminosa, a cor da luz ou de Síntese Subtrativa nos quais a cor é percebida a partir do reflexo da luz sobre uma superfície a cor dos pigmentos.

Malevich Kazimir Malevich - auto retrato - 1908-1910

Os principais pesquisadores sempre foram influenciado por aspectos psicológicos e culturais das cores.

Aristóteles - A teoria mais antiga que se tem notícia é de Aristóteles ele concluiu que as cores eram uma propriedade dos objetos. E disse que as cores eram em número de seis, o vermelho, o verde, azul, amarelo, preto e branco.

    Plínio - O estudo de cores sempre foi influenciado por aspectos psicológicos o poeta certa vez teorizou que as três cores básicas seriam o vermelho vivo, o ametista e uma outra que chamou de conchífera. O amarelo foi excluído desta lista por estar associado a mulheres.
    Leon Battista Albert - Dizia que eram quatro as cores mais importantes, o vermelho, verde, azul e o cinza. As cores em número de quatro estão relacionadas aos quatro elementos (Fogo-vermelho; Ar-Azul; Água-verde; Terra-Cinza. Essa visão reflete os seus gostos na telas que pintava.
    Leonardo da Vinci - Escreveu um livro intitulado Tratado da Pintura e da Paisagem. Ele se oporia a Aristóteles ao afirmar que a cor não era uma propriedade dos objetos, mas da luz. Havia uma concordância ao afirmar que todas as outras cores poderiam se formar a partir do vermelho, verde, azul e amarelo. Afirma ainda que o branco e o preto não são cores mas extremos da luz, e foi o primeiro a observar que a sombra pode ser colorida.
    Isaac Newton - Cria a teoria corpuscular da luz, baseada na ideia grega de atomismo da antiguidade, descreve que a luz é composta por partículas discretas denominadas corpúsculos, que descrevem uma trajetória em linha reta, com velocidade limitada e comprovou que é possível decompor e recompor a luz branca com uma experiência com dois prismas.
    Le Blon - Testou diversos pigmentos até chegar as três cores básicas para impressão: o vermelho, o amarelo e o azul.
    Goethe - Estudou sobre a fisiologia e psicologia da cor. Observou a retenção das cores na retina, a tendência do olho humano em ver nas bordas de uma cor complementar, notou que objetos brancos sempre parecem maiores do que os objetos com ausência de luz (preto). Também reinterpretou as cores, pigmentos de Le Blon, renomeando-os púrpura, amarelo e azul claro, se aproximando com muita precisão das atuais tintas magenta, amarelo e ciano utilizadas em impressão industrial.

As palavras, cromático que significa a presença de cor e acromático se refere à ausência de cor do espectro, o branco, todos os cinzas e o preto.

Johann Wolfgang von Goethe círculo de cores para a simbolização da mente e da alma humana 1809  Free Deutsches Hochstift Frankfurt Goethe Museum  O esquema ilustra o capítulo "Alegórico, simbólico, uso místico da cor" na teoria das cores de Goethe. Inscrição anel interno vermelho "lindo" laranja "nobre" amarelo "bom" verde "útil" azul "comum" violeta anel externo desnecessário vermelho-laranja "razão" verde-amarelo "compreensão" verde-azul "sensualidade" vermelho-violeta  "imaginação "

O círculo cromático representa as cores do espectro, organizadas para a Síntese Subtrativa aquelas das cores dos pigmentos.

Todas cores do círculo cromático são denominadas matizes isso significa que são cores puras, sem adição de branco ou preto.

Círculo Cromático

    As cores primárias são as cores básicas do círculo cromático, elas são as geradoras de todas cores, amarelo, azul e vermelho.

    As cores secundárias são obtidas através da mistura de cores primárias duas a duas, laranja, violeta e verde.

amareloazul = verde

azulvermelhovioleta

amarelo + vermelho = laranja

    As cores terceárias são obtidas através da mistura de uma cor primária e uma secundária.

amarelo +  verde = verde primavera

verde + azul = verde azulado

azul + violeta = azul violáceo

vermelho + violeta = carmim

vermelho + laranja = vermelhão

amarelo + laranja = amarelo cromo

    O valor é a quantidade de claridade ou obscuridade numa tonalidade, tanto num sistema cromático quanto no acromático.

Harmonia monocromática são vários valores de um mesmo matiz

Harmonia monocromática são vários valores de um mesmo matiz
    Se acrescentarmos aos poucos branco à uma cor ela perderá sua intensidade e fará parte conjunto de valores altos, presença de luz uma Chave Alta, ao contrário se acrescentarmos o preto sua intensidade irá diminuir com a falta de luz fará parte conjunto de valores baixos, ausência de luz uma Chave Baixa.
    A faixa intermediária dessa escala corresponde à Chave Média composta por valores médios de luzes médias.

Harmonia por Tríade Equidistante

Nesta harmonia são empregadas três cores que tenham uma mesma relação entre si no círculo de cores proposto.

Harmonia por Tríade Equidistante

    São cores que estão situadas equidistantes uma das outras no círculo cromático e se usa um triangulo equilátero para escolher as combinações de cor.

Harmonia por Complementares Adjacentes

    Nesta harmonia são empregadas uma tríade de cores. Escolhe-se uma cor no círculo cromático e as duas adjacentes de sua complementar direta.

Harmonia por Complementares Adjacentes

Harmonia por Analogia

    É uma combinação que se utiliza de cores vizinhas ao círculo cromático tendo como base uma cor primária.

Harmonia por Analogia

Harmonia por Contraste

    Nesta harmonia são utilizados várias cores complementares para conseguir contraste, variedade e animação à sua composição.

Harmonia por Contraste

Cores Quentes

São cores que geram sensações leves, alegres, sugerem calor, luminosidade, trabalho e ação.

Cores Quentes

Cores Frias

Cores pesadas e que sugerem frio, descanso, tranquilidade, paz, equilíbrio e monotonia.

Cores Frias

Cores Neutras 

Os neutros são o branco, o preto, e todas tonalidades de cinzas, mas também podem ser todos os tons das outras cores afetadas pelo cinza, chamam-se cores neutralizadas, como são em especial os beges e os marrons.

Cores Neutras

Eiji Yajima - Plástica Educaçao Artística IBEP Editora
Israel Pedrosa - Da Cor a Cor Inexistente 1977 SENAC Nacional
Johann Wolfgang von Goethe -Teoria das Cores (Zur Farbenlehre) John Murray Publish

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