TEATRO CONTRA A APATIA
As atividades propostas para os alunos dos primeiros anos do Ensino Médio foram muito proveitosas, começamos com exercícios bem básicos, que foram e estão sendo desenvolvidos até o final do ano.
A) Imagem de ação.
Um grupo lembra o nome e o enredo de um filme bem popular e prepara uma encenação. O outro grupo tenta adivinhar o nome do filme e quando acerta o ciclo recomeça com outros grupos.
Com uma sala de 45 alunos, uns 4 grupos de 10 alunos ficam muito bons. Para essa atividade os grupos trouxeram de casa uma seleção de nomes e enredos de vários filmes para as aulas de artes.
B) Escrever palavras com o corpo.
Cada grupo cria uma frase com o as letras do alfabeto representadas pelo corpo.
C) Criação de um tableau vivo.
Os grupos se reúnem e fazem uma pesquisa sobre a história da arte, procurando por pinturas que sejam possíveis reproduzir de forma cênica, os induzi a usarem pinturas do Barroco italiano e da pintura acadêmica brasileira, com foco no eixo São Paulo e Rio. Para essa atividade os grupos trouxeram de casa uma seleção de imagens de arte no celular.
D) Qual é a música.
Um grupo lembra o nome e o enredo de uma música bem popular e prepara uma encenação. O outro grupo tenta adivinhar o nome da música e quando acerta o ciclo recomeça com outros grupos. As letras das músicas devem ser selecionadas com antecedência para essas aulas.
E) Telejornal em grupo.
Um grupo transmite os acontecimentos de forma cênica, enquanto o apresentador narra, comenta e impõe opinião, o resto do grupo encena a notícia, os acontecimentos e a desfecho da história. Os grupos selecionam pequenas notícias que trazem de casa já resumidas para essa aula.
F) Continuação.
Os grupos estudam e leem peças de teatro, pequenos textos, para fazerem ensaios. Nesse processo os vários grupos da sala de aula revessam entre começo meio e fim. Grupos diferentes encenam a mesma peça em momentos diferentes. Para essa atividade os grupos trouxeram de casa uma seleção de nomes e enredos de várias peças teatrais para as aulas de artes.
TEATRO E CULTURA
O teatro deve ser apresentado como um momento de aprendizagem, começando pela morfologia do espetáculo. É necessário que os alunos vejam o teatro como um trabalho que possui um esforço técnico de aprimoramento e conhecimento científico, lembrar que o mais interessante do teatro é que ele é uma investigação sensível sobre um determinado tema.
Na área das artes quando um artista resolve mostrar alguma coisa para o público, quando ele tem essa oportunidade, que seja teatro, escultura, pintura, performance ou seja lá o que for, ele, o artista, usa de conhecimentos técnicos que são próprios do tipo de trabalho expressivo que ele escolheu para se expressar. Nesse processo o artista embuti no trabalho sua visão de mundo, sua posição política, seus estados psicológicos e a opinião sobre esse determinado assunto que ele retrata, seu universo.
Uma das possíveis respostas as experiências estéticas em crianças e a adolescentes é a de pertencimento, no caso é o sentimento de grupo e de uma identidade coletiva onde o cuidado que se tem com os pares e com os espaços em que se vive são muito importantes.
A arte é uma expressão estética e um processo de comunicação sensível por onde as pessoas se comunicam com o mundo, antes de falar e ter pensamentos simbólicos, como escrever e calcular nós já nos comunicamos esteticamente por gestos e feições, reagimos a cor e ao som, a imagens e a sensações. Quando entramos em contato com os conhecimentos simbólicos, aprender as letras, os números e os signos sociais, nós vamos sendo alfabetizados esteticamente. O interessante é que se conseguirmos interferir na comunicação entre as pessoas e o mundo, talvez possamos desconectar essas pessoas do mundo e assim criar o que se tem hoje em na nossa sociedade, um egoísmo exacerbado, uma violência de classes sociais, agressões ao meio ambiente, irresponsabilidade com as gerações futuras, o não pensar mais como espécie e agredir o mundo e a si próprio. E não ter mais e mais a noção de pertencimento a esse mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário