quinta-feira, setembro 11, 2025

Dentista descobre detalhe oculto no Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci

Dentista descobre detalhe oculto no Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci — o gênio estava à altura da ciência moderna e conceitos atuais

    Um dentista de Londres fez uma descoberta surpreendente no icônico Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci, que pode mudar a forma como enxergamos a famosa obra. Rory Mac Sweeney identificou um triângulo equilátero oculto entre as pernas da figura desenhada por Da Vinci — uma forma geométrica que se conecta diretamente a um conceito anatômico moderno conhecido como triângulo de Bonwill, usado até hoje na odontologia para entender a mecânica da mandíbula humana.

Dentista descobre detalhe oculto no Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci — o gênio estava à altura da ciência moderna e conceitos atuais
    

    Publicado no Journal of Mathematics and the Arts, o estudo propõe que Da Vinci, ao representar o corpo humano dentro de um quadrado e um círculo, pode ter utilizado esse triângulo como base de construção. A figura não seria, portanto, apenas simbólica ou artística, mas resultado de um sistema de proporções matemáticas que refletem uma regra universal de design.

Temos dois homens. E, com o espelho, é possível ver isso muito bem, em idades diversas, mas desenhados para representar o que o matemático Luca Pacioli definia como a ciência secreta da 'divina proporção'


Não é novidade que Da Vinci acertou

    O triângulo de Bonwill é formado ao conectar os pontos onde a mandíbula se articula com o crânio e o centro dos dentes incisivos inferiores. Curiosamente, essas três regiões formam um triângulo equilátero com lados de aproximadamente 10 cm — uma estrutura que garante a eficiência do movimento mandibular e serve como base para o design de próteses dentárias.

    A presença dessa forma geométrica no desenho de Da Vinci não é meramente coincidência. Ao aplicá-la no Homem Vitruviano, Da Vinci teria criado uma proporção de aproximadamente 1,64 entre o quadrado e o círculo da obra — valor extremamente próximo do chamado "número de projeto" de 1,633, uma razão que aparece com frequência em estruturas naturais altamente eficientes, como cristais tetraédricos e o empacotamento ideal de esferas.






    Para Mac Sweeney, isso revela que Leonardo da Vinci não apenas intuía a matemática da natureza, mas a compreendia em um nível muito além do seu tempo. “O mais impressionante é que esse único desenho encapsula uma regra universal de design. Leonardo sabia — ou ao menos sentia — que nossos corpos são construídos com a mesma elegância matemática que rege o universo”, afirmou o pesquisador.

    A descoberta reacende o fascínio pela genialidade de Da Vinci, reforçando a ideia de que seu trabalho transcende a arte e antecipa, com precisão assombrosa, os princípios da ciência moderna.


História de Vika Rosa para IGN Brasil em JULHO 2005

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