quinta-feira, dezembro 26, 2019

Plano de aula Cinema Brasileiro

CINEMA NACIONAL

Ensino Médio - Arte

DURAÇÃO

Inicialmente para 6 aulas - três semanas.

PRÉ REQUISITO

O regime militar brasileiro (1964-1985) sob a óptica das artes.

O QUE DEVERÁ SE APRENDER COM ESTAS AULAS

Possibilitará os alunos compreenderem o Cinema Marginal como um movimento artístico que retrata a situação sócio cultural do Brasil durante a Ditadura Militar (1964- 1985), que foi influenciado pelo tropicalismo, a imprensa popular da época e as histórias em quadrinhos.

PRÓLOGO

O movimento cinematográfico que apareceu na década de 1960 chamado de
Cinema Marginal era uma expressão de jovens cineastas que contestavam a linguagem cinematográfica dominante, cineastas fora do círculo comercial, chamados de marginais como Ozualdo Candeias, com o filme A Margem (1967) e o diretor, ator e roteirista Zé do Caixão - José Mojica Marins, com a película À meia-noite levarei sua alma (1964) são importantes para se entender a produção do Cinema Marginal que aparece no período mais duro da ditadura militar onde o governo se utiliza de muita violência para censurar as artes e perseguir quem se opunha a sua política.

ATIVIDADE 1 - CONTEXTUALIZANDO O CINEMA MARGINAL

Num primeiro momento a temática do Cinema Marginal será discutida como surgiu, seus principais autores e que tenham contato com as ideias e as cenas.

Sugestões de textos e vídeos:

1- Cinema Marginal
2- Ruídos Pulsativos - Marginalia 
3- A Emergência do Cinema Marginal - Overmundo 
4- Vídeo Cinema Marginal Brasileiro
5- Vídeo Zoom Cinema Marginal 

Um pequeno seminário deverá avaliar o efeito da nutrição estética nos alunos, perguntas como “O que pretendia os cineastas marginais? ”, “Porque a utilização do termo 'marginal'?", "Quais as principais temáticas abordadas?", "Eles tiveram liberdade para filmar tudo o que pensavam?" Para estimular a participação de todos.

ATIVIDADE 2 - AUTORES

Quatro grupos apresentarão temas utilizando os seguintes filmes:
A Margem (Ozualdo Candeias, 1964)
Hitler 3º Mundo (José Agrippino de Paula, 1968) 
Prata Palomares (André Faria Jr., 1970)
Sem essa, Aranha (Rogério Sganzerla, 1970)

GRUPO A – Usará o filme A Margem de Ozualdo Candeias. 

Esse filme é considerado o percursor das temáticas e estéticas adotadas por outros cineastas.
Vídeo: Trecho inicial
Texto 1: A Margem - Portal do Cinema Brasileiro
Texto 2: A Margem, de Ozualdo Candeias - Revista Contracampo
Texto 3: Revista Zingu
Texto 4: Ozualdo R. Candeias

GRUPO B – Usará o filme Hitler 3 º Mundo de José Agrippino de Paula.

Vídeo: aqui
Texto 1: Portal do Cinema Brasileiro 
Texto 2: Quadros Loucos
Texto 3: Sem lenço e documento

GRUPO C - Usará o filme Prata Palomares de André Faria Jr.

Vídeo: Ilha 70 - parte 1 - Vinil Filme
Texto 1: Portal do Cinema Brasileiro
Texto 2: Prata Palomares - Ficha completa da Cinemateca de São Paulo
Texto 3: História do Cinema Brasileiro 

GRUPO D - Usará o filme Sem essa, aranha de Rogério Sganzerla. 

Texto 1: Portal do Cinema Brasileiro
Texto 2: Delito Imaginário
Texto 3: Contracampo

Há a possibilidade de a escola adquirir um acervo para sua biblioteca de DVDs de filmes nacionais, o site da Programadora Brasil oferece toda a estrutura, e se ocorrer uma parceria, atividades extras poderão ser um evento de uma mostra cinematográfica aberta a toda comunidade com a curadoria dos alunos.

ATIVIDADE 3 - O QUE É O CINEMA MARGINAL?

Após a pesquisa, os grupos deverão apresentar os temas em forma de seminários para
o resto da sala.

AVALIAÇÃO

A avaliação constante do processo deverá ser feita com base na qualidade da pesquisa,
na forma de como é apresentado os temas e como se organizam os grupos e seus e componentes e uma nota de auto avaliação de 0 a 10.

BIBLIOGRAFIA

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